segunda-feira, setembro 25, 2006
sexta-feira, setembro 22, 2006
O erro do Palmeiras
A diretoria do Palmeiras confirmou hoje o pedido de demissão do técnico Tite do comando da equipe. Tudo começou após a derrota do Palestra para o Santa Cruz por 3x2, em Recife. Os jogadores do Verdão e o técnico reclamaram muito da arbitragem, e o diretor de futebol Salvador Hugo Palaia disse que o time deveria parar de reclamar e mostrar um futebol digno da Sociedade Esportiva Palmeiras. Ainda mandou o Tite "calar a boca" e trabalhar mais. Isso foi a gota d'água para o íntegro treinador, que nunca aceitou isso nos clubes que já dirigiu(por isso não aceitou trabalhar com Kia Joorabchian no Corinthians em 2005). Defendo o gaúcho, que levava o limitado time palmeirense a fazer uma das melhores campanhas do campeonato pós-Copa do Mundo. O nome mais cotado para assumir o comando do Palmeiras é o de PC Gusmão. O treinador aliás, ex-Cruzeiro e São Caetano, não venceu seus últimos 9 jogos no Brasileirão. Para mim, a demissão de Tite foi uma decisão precipitada da diretoria alviverde. E o pior é que o Edmundo também acha isso.
segunda-feira, setembro 18, 2006
O profissional Emerson Leão
O técnico do Corinthians Emerson Leão está conseguindo, pelo menos por enquanto, botar ordem na casa corinthiana. Motivos não faltam para esse sucesso repentino do treinador. Muitos falam do pulso firme do comandante. É verdade. Se não fosse essa característica, Tevez e Mascherano ainda estariam "visitando" o Parque São Jorge(sim porque era isso que os dois vinham fazendo durante este ano). Outra grande decisão do Leão foi a de reefetivar o Marinho, dando moral para ele, que vinha afastado a um bom tempo. Isso já melhorou a defesa. Associa-se a isso a decisão de dar a faixa de capitão para o Betão, um atleta com 14 anos no Corinthians e com boa liderança dentro do grupo. O treinador também indicou os contestados porém bons reforços César, Amoroso e Magrão. Como se isso não bastasse, teve a moral que faltou aos antigos(vários) treinadores que passaram pela Fazendinha durante esse ano para ao menos dar vontade a jogadores que pareciam ter esquecido a arte de jogar futebol, entre eles Gustavo Nery e Roger. Somando-se todos esses fatores e mais alguns que eu fatalmente esqueci, está aí o Corinthians do Emerson Leão.
Nilmar no tricolor?
O atacante Nilmar do Lyon(sim do Lyon, pois o Corinthians até agora não pagou por ele) pode se transferir para o São Paulo em 2007. O time do Morumbi aguarda a negociação do Corinthians com o Lyon, como estipula o contrato, mas em caso dela melar, a equipe irá investir para ter o jogador. Ainda não se sabe se a proposta será por empréstimo ou pela contratação em definitivo do jogador. No último caso, o tricolor contaria com a parceria juntamente a um empresário. Caso o Corinthians-MSI perca esse grande jogador, mostrará mais uma vez a falta de competência de sua diretoria.
quinta-feira, setembro 14, 2006
Adiós seleción!
Román Riquelme deu adeus à seleção argentina. O meia do Villareal alegou problemas de saúde com a sua mãe e disse as viagens com a Argentina eram muito cansativas. O jogador de 28 anos não garantiu que sua decisão seja definitiva e, acredito eu, se a Argentina não arranjar um atleta do nível dele e pedir para ele voltar, Riquelme voltará. Uma pena um jogador relativamente jovem e talentoso como ele falar em abandonar a seleção. Hoje, nossos hermanos não têm um atleta ali no meio-campo para cobrar escanteios, lançar os atacantes, jogar com a cabeça erguida e bater faltas no mesmo nível que Román. Será difícil produzir um novo atleta como ele. Não pelo rendimento na seleção, mas levando-se em consideração sua passagem triunfal pelo Boca Juniors. Talvez sentiu a falta de Carlos Bianchi(ex-técnico do Boca) tanto na seleção quanto no Barcelona. Riquelme é sem dúvida um dos maiores jogadores que eu vi(e ainda vejo) jogar, e com certeza fará falta ao Basile.
Camisa 10 no Fogão
O Botafogo acertou a contratação do meia-atacante Maicon, ex-Fluminense e que disputou o último campeonato carioca pelo Madureira. O jogador chega por empréstimo até o fim do ano com a possibilidade de prorrogação do contrato, caso ele renda o esperado. O atleta chega para substituir Lúcio Flavio, que já deve estar voltando aos gramados. Meio tardia essa contratação da diretoria do Fogão né? Mas vale à pena testá-lo.
domingo, setembro 10, 2006
O maior de todos os tempos?
Abro um espaço neste blog de futebol para a Fórmula 1. Neste final de semana, um dos maiores pilotos de todos os tempos(senão o maior), Michael Schumacher revelou que irá se aposentar realmente ao fim desta temporada. O piloto de 37 anos revelou sua decisão ao final do GP de Monza, por sinal mais um vencido por ele. Do jeito que anda o campeonato, Schumi deve se aposentar ganhando-o pela 8ª vez. O alemão detém quase todos os recordes da Fórmula 1, entre eles: Desde 1992 venceu 90 vezes; 68 poles positions; 74 voltas mais rápidas; têm 1344 pontos em 246 Grandes Prêmios disputados(obs: o recorde de GP's disputados é de Riccardo Patrese, com 256); ganhou 7 Campeonatos Mundiais. Assim como eu, todos que nasceram à partir de 1990 e acompanham a Fórmula 1, viram um predomínio quase que total do alemão. Para nós que não tivemos outro piloto para comparar com ele, sem dúvida Michael Schumacher foi o maior de todos os tempos. Se for levar em consideração os números, essa resposta nem se discute. Com a sua aposentadoria, acaba-se o ciclo de para mim, o maior piloto de todos os tempos do automobilismo. Seu nome é Michael Schumacher! Vai aí a homenagem desse blog para o alemão.
Flamengo x Botafogo
No rubro-negro, o técnico Ney Franco escalará um time bastante ofensivo, com Obina, Luizão e Renato atacando. O treinador mostra a arrancada do adversário de hoje como exemplo para o Flamengo subir no campeonato. Já no alvinegro, o técnico Cuca não contará com Diguinho e Zé Roberto para o confronto, mas Lima que era dúvida está confirmado. Zé Roberto não tem substituto no Botafogo, e isto é mostrado quando Cuca escala o time com 3 atacantes de origem, sendo 2 deles "postes"(leia-se Feijão e Lima). Não gosto dessa escalação do treinador. Para ser sincero, acho péssima. É a mesma equipe que iniciou a partida contra o Fluminense, com a entrada de Alê na vaga de Diguinho. O Fogão fica totalmente dominado sem um armador de jogadas no meio-campo. Se Lima for esse jogador, a equipe está perdida!
São Paulo e Corinthians
No São Paulo, o técnico Murici Ramalho não sabe ainda quem serão os substitutos de Josué e Aloísio. Ou sabe e não quer falar. Richarlyson e Leandro devem entrar respectivamente. O time fica sem um "poste" na área, mas ganha muita velocidade para tentar aproveitar os espaços dados pela defesa corinthiana. Espaços que tendem a aumentar com a entrada de Magrão, César e Amoroso, os estreiantes do dia. Depois de entrosado o time tende a melhorar, mas enquanto isso... Outro problema para o Timão é que Rogério Ceni falhou no jogo passado em Buenos Aires, e após uma falha ele sempre vira o Rei do jogo seguinte. A equipe do Parque São Jorge aposta na motivação, devida a boa fase, para vencer o confronto e quebrar um tabu de 3 anos e meio sem vencer o tricolor do Morumbi.
sexta-feira, setembro 08, 2006
Gafes de "Vagaroso"
Em sua apresentação ontem, o mais recente reforço corinthiano, o atacante Amoroso, cometeu algumas gafes. Primeiro ao dizer que no Timão os atletas tem que matar um leão por dia, o que provocou risos nos jornalistas que lá estavam, fazendo ligação com o fato de Emerson Leão ser o técnico corinthiano. Após dizer isso, falou que não foi o dinheiro que o fez ir para o Parque São Jorge, até porque ele não assinou com a MSI, e sim com a "Sociedade Esportiva Corinthians". Amoroso nunca poderia ter confundido o nome do Corinthians com o do seu maior rival, o Palmeiras. O atleta justificou o fato dizendo que ficou muito tempo na Itália e que lá a maioria dos clubes são Sociedades Esportivas. Amoroso terá que justificar isso é dentro de campo, honrando a camisa do Sport Clube Corinthians Paulista, vestida ontem por ele.
Críticas ao Rubro-Negro
O meia Thiago Coimbra, filho de Zico, que treina desde o início do ano no Flamengo, até hoje não foi utilizado no time titular da equipe. Entrou apenas uma vez no início do ano, quando o técnico ainda era Valdir Espinosa. Nessa semana, o meia juntamente com outros 7 jogadores forão treinar em um grupo separado. Como um jogador que nunca teve a oportunidade na equipe titular pode ser afastado por limitações técnicas? Zico deu sua explicação, dizendo que o motivo era o filho não ter um empresário. Eu ainda digo mais. O motivo é o empresário dele não ser Eduardo Uram, que empresaria quase todas as contratações do Flamengo. Entre esses jogadores estão os ex-tricolores que passaram ou ainda estão na Gávea, Diego Souza, Juan, Toró, entre outros. O diretor de futebol Kléber Leite se defende dizendo que o motivo pelo qual Thiago está sendo afastado é técnico, e que jogadores com empresários, como Ramírez, nem no banco tem ficado. Ramírez que por sinal é empresariado por Júnior, filho do Galinho de Quintino. Uma bagunça geral.
terça-feira, setembro 05, 2006
Galvão Bueno
Texto do Caio Maia, do site Trivela."Cala a boca, Galvão". Durante a Copa do Mundo, por conta do trabalho só pude assistir um jogo do Brasil em casa com os amigos. Antes de começar a partida, perguntei em que canal queriam ver, e nem me dei ao trabalho de vetar o Galvão, já que achei que ninguém ia optar pela Globo. Para minha surpresa, deu Galvão de goleada. No tapetão, é claro, impus outro canal, afinal a TV era minha. Para mim, assistir futebol com o Galvão narrando é sempre uma experiência desgastante. Com freqüência, sente-se vontade de estapear o cara, tamanha a quantidade de lugares comuns e informações erradas que o narrador produz. Seria ingênuo, no entanto, achar que ele narra desta maneira por falta de inteligência ou de preparo. Ninguém chega a narrador principal da Globo sendo estúpido ou despreparado, e claramente não é este o caso de Galvão. Minha hipótese é a seguinte: ele narra assim porque é assim que o brasileiro gosta que ele narre. Nós brasucas queremos ouvir alguém dizer que é "uma ousadia" alguém pensar em pôr o Robinho no banco. E que Fabio Capello é um idiota porque vendeu Julio Baptista e quer vender Cicinho. Isso, preferimos ser enganados. Para não voltarmos muito no tempo, lembrando, por exemplo, da vez em que Galvão ficou minutos descrevendo uma contusão na perna esquerda de um jogador que mancava da direita, selecionei alguns dos melhores comentários do jogo deste domingo contra a Argentina:"Momento difícil para o futebol do Brasil", disse o narrador diversas vezes durante o jogo. Repare: um chute a gol da Argentina não é um momento difícil para a Seleção, mas para o "futebol brasileiro". Se fosse gol, clubes, jogadores, federações, todos sofreriam com isso."Faltava bom humor e alegria para a Seleção na Copa". Engraçado, e eu que pensei que faltasse futebol organização tática e humildade. É estranho alguém dizer isso depois de ter dito umas 500 vezes que o que faltou foi seriedade. Mas afinal, vou eu querer que o cara seja coerente?Aos 39, Cicinho perdeu um gol feito. "Não era fácil de fazer", diz Galvão. Não era fácil, era obrigação. Elano fez um mais difícil. Mas Cicinho, até aquele momento, ainda estava entre os "queridinhos". Aos 28, Robinho foi o Robinho que Galvão e a maioria dos brasileiros gostam, e perdeu um gol feito. Menos de um minuto depois, jogou futebol, sério: recebeu bonito passe de Daniel Carvalho, driblou com efetividade e chutou com força em direção ao gol. Não marcou, mas foi quase. Comentário de Galvão: "Taí o lado moleque do Robinho que a gente tanto gosta!" Não, não é isso, Galvão, é o contrário. O lado moleque é o que ele tinha feito no lance anterior, em que perdeu um gol feito.O fato é que, embora haja muita gente que gostaria que Galvão Bueno ficasse rouco para sempre, somos minoria. Repito: ele não diz essa quantidade enorme de groselha porque é idiota, mas sim porque é o que a maioria esmagadora quer ouvir. Pode acreditar.Importante: o texto ao lado não deve ser lido como uma crítica pessoal a Galvão Bueno. As observações se referem a um estilo, ao qual o narrador da Globo se filia. Coisas que só acontecem na Inglaterra: as pessoas respeitam os "um minuto de silêncio"!
P.S: Concordo em gênero, número e grau com a opinião do Caio Maia.
domingo, setembro 03, 2006
Rodada do Brasileirão
_Na Kyocera Arena, o Botafogo enfrenta o pior time do Atlético-PR nos últimos anos. O Fogão tem que aproveitar o goleiro Montoya do Furacão, que falhou logo em sua estréia. Aposto em um empate.
_No Rio Grande do Sul, o Grêmio deve chegar a mais uma vitória, dessa vez enfrentando o Paraná, que vem ladeira abaixo.
_Na Vila Belmiro, o fraco time santista enfrenta o Palmeiras, que estacionou no campeonato. A lógica era dar vitória do Verdão que tem o melhor time, mas do outro lado está para mim o melhor treinador do mundo(leia-se Vanderlei Luxemburgo). Creio em uma vitória do Peixe. _No Anacleto Campanella, o São Caetano tenta vencer o fraco time do Fortaleza. Deve dar vitória do Azulão.
_O Goiás do técnico Geninho enfrenta o Juventude no Serra Dourada, tentando sair lá de baixo. O time goiano deve vencer.
_No Arruda, o Santa Cruz recebe o São Paulo e busca sair da lanterna. Já o tricolor paulista tenta se manter na ponta. Creio em uma vitória do time nordestino.
_No Maracanã, acontece o clássico carioca da rodada entra Fluminense e Vasco. O Flu está mais desfalcado e deve perder mais uma partida no campeonato.
_No Pacaembu, o Corinthians recebe o fraco time da Ponte Preta. As duas equipes tentam sair da zona de rebaixamento. Apesar da igualdade no número de jogadores ruins, deve dar Timão.
Brasil com autoridade
No clássico Brasil e Argentina deu a equipe canarinho com facilidade. Nossos hermanos estão procurando Robinho até agora. O ex-santista jogou muita bola e passou fácil pelos "duros" zagueiros argentinos. Outros que jogaram bem foram o Daniel Carvalho, o Elano e o Kaká(que segundo Galvão Bueno, não estava jogando pois estava de castigo. Esse Galvão...). Nos nossos rivais até agora não entendi o que o Bilos estava fazendo em campo. Um jogador de "3 metros" para armar as jogadas do time no meio-campo? Esse foi apenas o primeiro erro do técnico Basile. Outro erro foi deixar Tevez e Messi no ataque. O time sentiu a falta de um atacante-referência na área, à la Crespo. Sentiu também a falta do goleiro Fábio no gol do Brasil. Aliás, o que estaria Fábio fazendo na seleção após os seguidos "frangos" que tem levado no Cruzeiro? Seria ele um profundo entendedor de tácticas? Pelo menos minhas previsões de antes do jogo não prevaleceram. Parabéns Brasil!
Brasil x Argentina
Neste clássico sul-americano que será realizado em Londres(?!?), creio que a Argentina jogará bem melhor, pois tem um time superior. Sou um fã incondicional do futebol argentino e acho que o Dunga não conseguirá segurar os hermanos. Torcerei para o Brasil, mas acho que o nosso rival não encontrará dificuldades para passar por nós. O time argentino é melhor que o brasileiro e está mais entrosado, apesar de vários atletas terem sido convocados pela primeira vez para a seleção. Destaco um atacante de 17 anos, ex-Independiente e atualmente no Atlético de Madrid, que começará no banco hoje. Seu nome é Sérgio Agüero. Para mim a maior promessa do futebol argentino dos últimos anos. Olho nele Brasil!