sábado, abril 28, 2007

Dicas para os clubes

Neste início de temporada, consegui enxergar vários bons jogadores por todo o Brasil. Aonde tem mais jogadores em times pequenos jogando muito bem é no interior paulista. É evidente que não consegui assistir a todos os campeonatos pelo regionais pelo país mas, abaixo vai uma lista de possíveis reforços para melhorar o campeonato da primeira divisão brasileira.
Goleiro: Tiago - Portuguesa
Zagueiro: Thiago - São Caetano
Lateral - esquerdo: Júlio Cesar - Cabofriense
Primeiro - Volante: Gleydson - São Caetano; Moradei - Bragantino
Segundo - Volante: Adriano - Bragantino
Meias - atacantes: Eanes - Coritiba; Josiel - Paraná; Douglas - São Caetano
Atacantes: Índio - Vitória(BA); Dinei - Noroeste; Fábio Saci - Bahia
Técnico: Gallo - Sport (já contratado pelo Internacional-RS)
Destacaria na lista acima, o goleiro Tiago, o 2º volante Adriano - que inclusive já atuou no São Paulo, chegando no Morumbi juntamente com o atacante Rico e o meia Souza (todos vindos da Portuguesa Santista), o meia-atacante Douglas (excelente jogador) e o atacante Índio que demonstrou faro de gol apurado no campeonato baiano deste ano.

domingo, abril 22, 2007

Maradona ou Messi?

Nessa semana o argentino Messi, de apenas 19 anos, marcou um dos gols mais bonitos da história do Barcelona e, sem dúvida, o mais bonito de toda a sua curta carreira - de apenas 16 gols diga-se de passagem. Mas, esse mesmo gol foi comparado por todos os cronistas com o de Maradona na Copa de 1986 contra a Inglaterra. Não aquele de mão que o Fabrício Carvalho - atacante do Goiás - tentou imitar com a mão de Deus, mas aquele em que " el pibe d'ouro" sai do meio-campo em uma arrancada fulminante e marca o gol após driblar o goleiro. O de Messi foi praticamente igual - até mais bonito - do que o de Maradona. Mas dois fatores ainda tornam o gol deste último uma obra-prima maior que a do garoto argentino: o primeiro é pelo fato dele ter sido marcado em uma Copa do Mundo, e visto pelos acontecimentos nesta última Copa totalmente sem brilho(onde o melhor jogador foi um francês que foi duas vezes expulso, inclusive na final), isto é um feito e tanto. O segundo é que "o pibe" marcou seu gol contra os ingleses, que até hoje têm como forte de sua seleção a defesa, enquanto Messi fez o dele contra o no mínimo modesto Getafe. Embora tenha sido um gol magnífico marcado pelo menino - como diria Galvão Bueno - ainda não se deve compará-lo a Maradona.

sábado, abril 14, 2007

Time da moda?

Não gosto da expressão utilizada no título deste post. Ela enaltece uma equipe momentaneamente e consecutivamente aos elogios, após uma derrota vêm as críticas. Nessa semana muito se falou do time do Botafogo, merecidamente diga-se de passagem, e parece que ele é o "time da moda". Isso é perigoso, especialmente antes de uma final contra um razoável time da Cabofriense. Até mesmo porque pouco se falou dos defeitos da equipe no "clássico dos muitos gols" de quarta-feira. Como por exemplo a ala-esquerda botafoguense. O ala-zagueiro Luciano Almeida jogou muito bem mas, não é esse o problema. A grande questão é a cobertura naquele setor quando o jogador se lança ao ataque, o que aconteceu com frequência no último jogo. O volante Leandro Guerreiro, que deveria cobrir o setor, não aparecia por ali. E ali saíram 3 dos 4 gols do Vasco. O time da Colina chegava a estar torto no 1º tempo por aquele lado. O problema não é o Luciano avançar, é que no esquema da equipe(um 3-4-3) o time acaba ficando com 2 zagueiros ali atrás (Alex e Juninho). Joílson faz um falso lateral na escalação inicial e durante o jogo fecha pelo meio completando um losango com Túlio, Diguinho e Lúcio Flávio, já que Zé Roberto encontra-se no ataque pela direita. O time precisa abrir o olho contra a Cabofriense, que pode aproveitar a avenida pela esquerdo da defesa botafoguense com um atacante (muito rápido) ex-botafogo : Marcelinho. Sem oba-oba mas, o alvinegro e favorito apesar do erro na lateral citado neste post.

domingo, abril 08, 2007

Depois de tanto tempo...

Pouca coisa mudou. Algumas alterações importantes, outras nem tanto. A mais importante de todas foi a saída do prepotente treinador Emerson Leão do Corinthians. Pode não ter um grande treinador disponível no mercado mas, com certeza o time ficará mais tranquilo e com certeza será mais organizado tacticamente. Nos outros clubes paulistas as certezas de início de ano: Vanderlei Luxemburgo acertou no planejamento e isso pode ser recompensado com 2 títulos neste primeiro semestre; O São Paulo continua com um bom planejamento e um time ajeitado, méritos do bom trabalho de Murici Ramalho; Já Caio Júnior vai mostrando competência no Palmeiras, apesar de não possuir a estrela do Luxa. Pelo lado dos cariocas, o Vasco virou refém do gol mil. Um time que era no mínimo organizado tacticamente, apesar da falta de brilho individual dos seus jogadores, agora não têm nenhum dos predicativos citados acima. Nas Laranjeiras, as confusões de todos os anos: muitas contratações no início da temporada mas nenhuma elucida os problemas do tricolor. Às vezes até pioram, como foi o caso da contratação do fraco Fabinho e a saída do, ao menos regular, volante Marcão. No Flamengo, vejo que o único problema grave da equipe é o ataque. Roni não é mais o mesmo do Fluminense. Mesmo que fosse não adiantaria muito. E com o grandalhão Souza o problema é justamente o contrário: ele é o mesmo atacante lento e trombador dos tempos de Vasco e Goiás. No Botafogo vejo falhas, como por exemplo nas finalizações da equipe. Zé Roberto e Jorge Henrique literalmente não sabem finalizar. No mais, o time continua no nível do ano passado, com a defesa um pouco mais regular. A verdade é que depois de tanto tempo sem postar, pouca coisa mudou nos 2 principais centros do nosso futebol.