sexta-feira, dezembro 29, 2006

Os valores da experiência

Nos últimos tempos, muito têm se discutido sobre as vantagens que um clube de futebol leva ao contratar um jogador experiente. Como todas as outras decisões, esta também traz vantagens e desvantagens ao clube. Um caso recente foi a contratação do limitado zagueiro Antônio Carlos, 37, pelo Santos. Unanimamente, quando um jogador "rodado" é contratado, a imprensa critica. Mais tarde, essa opinião se inverte ou se mantêm, variando de acordo com o rendimento dele em campo. Abaixo vai uma das coisas boas que este tipo de jogador pode dar: conversar com os mais jovens, à fim de trocar valores da vida aprendidos com o futebol.
O veterano e o jovem atletas estão no banco de reservas, em uma partida disputada no interior paulista, quando o jovem reclama:
- Ficar no banco em um jogo desse nível ninguém merece "meu"!
Veterano: Calma rapaz! Sua hora vai chegar.
Jovem: Não sei como você consegue ficar aí vendo esses medíocres jogando "mano"!
Veterano: Atualmente, já não os enxergo como medíocres.
Jovem: Como não! Acha que eles são o quê? Atletas? (risos)
Veterano: Vejo-os como pessoas que podem mudar o mundo.
Jovem: (risos). Mudar o mundo "mano"? Aí você já foi longe demais hein! Desse jeito irei desistir dessa carreira.
Veterano: Se eu tivesse desistido na minha primeira barreira, nem teria começado a jogar.
Jovem: O que você disse "mano"?
Veterano: Nada não. Não entenderia mesmo. Voltemos para a história de mudar o mundo.
Jovem: Lá vêm você meu!
Veterano: Imagine comigo. Um torcedor, um simples torcedor, têm uma namorada firme, com a qual namora há 12 anos. Ela está doida para casar com ele, mas... ele era religioso e torcedor fanático do nosso atual time, o Botafogo(SP). Tão fanático que certo dia foi a paróquia que freqüentava e fez uma promessa à Deus: "Caso meu time se livre do rebaixamento, que o ameaça muito, me caso com minha namorada."
Continua...