quinta-feira, novembro 30, 2006

Time de respeito

Ainda sobre a matéria do diário "O Lance", abaixo formarei um time com aqueles jogadores citados. Tenho certeza que o time titular ficará ao menos respeitável, faltando apenas formar um elenco. Em algumas posições ficará evidente a carência de boas opções, como nas laterais e na meia, mas para quem quer buscar reforços se tem pelo menos um jogador bom em cada posição(com excessão mais uma vez da lateral, onde se tem apenas jogadores regulares). Aí está o time que jogaria num 3-5-2:
Goleiro:
_Bruno(Flamengo) - Ótima campanha no Flamengo. Seguro em suas decisões e excelente reposição de bola. Sai razoavelmente do gol.
3 zagueiros:
_Fabiano Eller(Internacional) - pela esquerda atuou bem na maioria dos jogos do Internacional neste ano. Cogitado a voltar ao Fluminense no próximo ano. Entre os melhores do campeonato.
_Manzur(Santos) - o paraguaio trazido por Luxemburgo demorou a se adaptar ao futebol brasileiro. Depois disso, jogou bem quando jogou na sobra. Por isso seria o líbero do time.
_Gustavo(São Caetano) - pela falta de opções foi o escolhido por mim. Destaca-se nas bolas aéreas devido a boa estatura. Cogitado pelo Corinthians para 2007.
2 volantes:
_Mineiro(São Paulo) - o melhor volante do campeonato. Quando foi preciso, soube fazer seus gols decisivos.
_Maldonado(Santos) - excelente volante chileno. Têm um ótimo tempo de bola. Destaque por todos o clubes onde passou.
2 alas:
_Carlos Alberto(Figueirense) - campeonato perfeito como volante. Devido a boa concorrência, o deslocaria para a ala direita. O caso do "gato" não apaga sua boa participação na campanha do Figueira.
_Júnior Cesar(Botafogo) - alternou bons e maus momentos no time da estrela solitária. Destaque ficou na campanha pós-Copa. Seria meu ala-esquerdo.
Meia-atacante:
_Hugo(Grêmio) - bom figurante no ano passado pelo Corinthians, o meia foi de fundamental importância na ótima campanha gremista neste ano, com seus chutes potentes.
2 Atacantes:
_Nenê(Santa Cruz) - não dá pra saber se daria certo em um time grande, mas destacou-se no fraquíssimo time do Santa, com boas atuações como contra o Botafogo(1ºturno) e o Fluminense(2ºturno). Marcou 9 gols no campeonato.
_Thiago(São Paulo) - bom jogador mas teve poucas oportunidades neste Brasileirão. Por ser jovem e por ter feito um bom campeonato paulista e bons jogos contra o Boca Juniors na Recopa Sul-Americana, fica com a vaga.

Mercado da bola

O diário esportivo "O Lance" publicou nesta quinta-feira uma matéria revelando quais os jogadores que o contrato acaba agora em Dezembro, englobando todos os 20 times da Série A deste ano. Os clubes poderiam olhar com mais carinho para esta lista e pensar em possíveis reforços para o próximo ano. Alguns inclusive estão na lista dos melhores do campeonato. Abaixo os atletas, na minha opinião, de maior destaque em cada posição:
_Goleiros: Bruno(Flamengo); Sérgio(Palmeiras); Édson Bastos(Fortaleza) _Laterais: Neto(Fluminense); Júnior César(Botafogo); Marcelinho(Flamengo)
_Zagueiros: Luiz Alberto(Santos); Manzur(Santos); Marinho(Corinthians); Fabiano Eller(Internacional); Gustavo(São Caetano)
_Volantes: Mineiro(São Paulo); Maldonado(Santos); Cléber Santana(Santos); Marcão(Fluminense); Claiton(Botafogo); Carlos Alberto(Figueirense); Leo Medeiros(Flamengo)
_Meia-atacante: Juninho Paulista(Palmeiras); Hugo(Grêmio); Francismar(Cruzeiro)
_Atacantes: Jean(Vasco); Thiago(São Paulo); Luiz Mário(sem clube); Tuto(Ponte Preta); Nenê(Santa Cruz); Reinaldo(Santos); Schwenck(Figueirense)

quinta-feira, novembro 23, 2006

Minha lista


Com relação a lista dos craques do brasileirão escolhida por 350 pessoas ligadas ao futebol, tenho algumas ressalvas. Primeiro, a ausência do lateral-direito Dênis(do Santos) e do volante Carlos Alberto(do Figueirense), a presença de Marcelo Mattos e Aloísio, entre outras coisas. Abaixo vai os 11 jogadores que para mim mais se destacaram nesse campeonato(1 por posição):

Rogério Ceni(São Paulo); Dênis(Santos); Fabão(São Paulo); Juninho(Botafogo); Kleber(Santos); Mineiro(São Paulo); Carlos Alberto(Figueirense); Zé Roberto(Botafogo); Elton(São Caetano); Fernandão(Internacional); Iarley(Internacional).

Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Heber Roberto Lopes(PR)

"Craque" do brasileirão

Abaixo a lista dos três melhores jogadores por posição nesse campeonato brasileiro, escolhida por 350 pessoas ligadas ao futebol:

_Goleiro: Bruno (Flamengo); Diego Cavalieri (Palmeiras); Rogério Ceni (São Paulo)
_Lateral-direito: Ilsinho (São Paulo); Paulo Baier (Palmeiras); Souza (São Paulo)
_Zagueiro central: Fabão (São Paulo); Índio (Internacional); William (Grêmio)
_Quarto zagueiro: Fabiano Eller (Internacional); Gladstone (Cruzeiro); Luiz Alberto (Santos)
_Lateral-esquerdo: Jadilson (Goiás); Kleber (Santos); Marcelo (Fluminense)
_Volante pela direita: Andrade (Vasco); Marcelo Mattos (Corinthians); Mineiro (São Paulo)
_Volante pela esquerda: Josué (São Paulo); Lucas (Grêmio); Maldonado (Santos)
_Meia-direita: Cícero (Figueirense); Morais (Vasco); Zé Roberto (Botafogo)
_Meia-esquerda: Danilo (São Paulo); Renato (Flamengo); Zé Roberto (Santos)
_Primeiro atacante: Aloísio (São Paulo); Fernandão (Internacional); Obina (Flamengo)
_Segundo atacante: Iarley (Internacional); Soares (Figueirense); Souza (Goiás)
_Técnicos: Mano Menezes (Grêmio); Muricy Ramalho (São Paulo); Renato Gaúcho (Vasco)
_Árbitros: Carlos Eugênio Simon (RS); Heber Roberto Lopes (PR); Leonardo Gaciba (RS)

quinta-feira, novembro 16, 2006

Parabéns para o nosso vôlei


Na madrugada desta quinta-feira, a seleção brasileira de vôlei deu um exemplo de superação mas, não conseguiu superar as grandes, em todos os sentidos, jogadoras russas. Nosso adversário mostrou uma deficiência tremenda na recepção das bolas sacadas ou cortadas pelas brasileiras, mas tinha em Gamova sua principal atacante e bloqueadora. Uma jogadora com 2 metros de altura e uma força no braço incrível. As russas foram superiores por pouco mas, pelo menos lutamos até o fim, ao contrário da seleção masculina de futebol na Copa do Mundo deste ano. O Brasil não é um país onde se reconheça um vice-campeonato, o que é um erro, mas acho que a maioria dos torcedores ficaram contentes de ver e saberão reconhecer o valor dessas meninas brasileiras. O vôlei começou a ganhar mais importância no nosso país à partir do final da década de 80 e início dos anos 90, com a seleção masculina do levantador Bernardinho. Nos últimos anos, o vôlei tem ganhado grande espaço na mídia brasileira, nada mais justo diante de vários títulos conquistados pelo Brasil. Devido a falta de investimento em esportes no Brasil, temos que valorizar sim um vice-campeonato e reconhecer a luta dessas atletas para chegar onde chegaram, conquistando o respeito de todo o mundo. Parabéns vôlei brasileiro !

sábado, novembro 11, 2006

Seleção principal?!


Ao olhar a "nova" convocação de Dunga, me pergunto: É a seleção principal do Brasil? Seria esta seleção a meter medo em todos com o seu futebol? Primeiro o técnico convoca o lateral-esquerdo Carlinhos, reserva do ótimo lateral Kléber no Santos, e com idade para ir ao pré-olímpico ainda. Para isso, o ex-capitão do Brasil disse que não convocou alguns titulares de seus respectivos times pra não prejudicá-los na reta final do campeonato, a exemplo de Marcelo do Fluminense. Mas porque não convocar por exemplo Fábio Aurélio, bom lateral do Liverpool da Inglaterra? Já ontem, Lúcio se machucou e ele convoca o jovem(como o Carlinhos) Gladstone. O zagueiro do Cruzeiro, que não participou da vexatória goleada que o time levou do lanterna do campeonato nesta quinta, embarca Domingo após o jogo contra o Fluminense. Não estou aqui julgando a qualidade desses jovens citados acima, mas estas decisões do comandante da seleção podem ser prejudiciais inclusive para esses atletas em um futuro próximo. Entendo que a seleção está passando por um processo de renovação, mas tem que saber realizar com perfeição este processo para não estragar nenhum futuro craque brasileiro, e sinceramente, não vejo em Dunga esta capacidade. A impressão deixada até agora é a de que o técnico está brincando na convocação da seleção e que está sendo influenciado por empresários próximos ao presidente da CBF para que os jovens talentos sejam convocados e vendidos depois de jogarem com a camisa da seleção, vide o caso recente do lateral Marcelo. Dunga está sendo o famoso "laranja".

segunda-feira, novembro 06, 2006

Onde foi o erro?


No início do ano, muitos jornalistas entendidos de futebol apontavam o Fluminense como um dos candidatos ao título do Brasileirão deste ano. Mas, faltando 5 rodadas para o fim do campeonato, o tricolor carioca encontra-se na detestável 16º posição, disputando para não cair para a segunda divisão. Os erros no Fluzão neste ano foram muitos do início ao fim do ano. Só para citar um, o time teve 6 técnicos nesta temporada(até agora porque PC Gusmão colocou o cargo a disposição após mais uma derrota). Passaram pelo clube Ivo Wortmann, Paulo Campos(15 dias), Oswaldo de Oliveira, Josué Teixeira, Antônio Lopes e Paulo César Gusmão. O primeiro deles, o Ivo, foi contratado através de uma entrevista onde o presidente do flu, Roberto Horcades, disse ter gostado muito da postura do treinador. Quando o técnico estava dando padrão de jogo ao time após vários erros na sua escalação, foi demitido por não ter conseguido avançar com a equipe para as fases finais do campeonato carioca. Muitas pessoas pensam que quando se manda embora um técnico, apenas aquela pessoa que está gritando à beira do campo sai do clube. Hoje em dia, um treinador que se diga de ponta anda com no mínimo um preparador de goleiros e um preparador físico. Então, além de abalar psicologicamente o time, ainda perde uma sequência de trabalho e não se consegue dar preparo físico nem entrosamento a equipe, entre outras coisas. Por isso, mudar o técnico 6 vezes siginifica mudar sua comissão seis vezes também. Não é à toa que os times que estão nas melhores colocações no campeonato não mudaram de técnico no decorrer da competição, vide o exemplo de São Paulo, Internacional, Grêmio, Santos, Paraná e Vasco, só para citar os seis primeiros.

Agora vai?!


O Palmeiras, de técnico "novo", não conseguiu os três pontos no jogo deste Domingo contra o Paraná, importantes para o clube na fuga contra o rebaixamento. A diretoria do Palestra continua com aquele pensamento ultrapassado de que a mudança de técnico resolve os problemas mais crônicos do time. Pensamento aliás que predomina nas mentes dos cartolas brasileiros e às vezes mundiais, vide Luxemburgo no Real Madrid. Dessa vez, para tentar tirar o alviverde da crise, contrataram um velho conhecido da torcida: Jair Picerni. O treinador passou a pouco tempo pelo clube(2003) e foi o responsável pela volta da equipe à Série A. Desde a demissão do Tite, estava claro que a intenção não era manter Marcelo Villar no comando da equipe. Mas caro torcedor alviverde, vocês acreditam que Picerni, que estava no Brasiliense, poderá fazer uma grande campanha com o time atual do Palmeiras? Assim como Picerni, Emerson Leão no Corinthians também não fará "omelete sem ovos". Mas no futebol "moderno", um técnico competente e honesto como Tite fica desempregado, enquanto cartolas de caráter duvidoso como o senhor Salvador Hugo Palaia continuam aprontando das suas.

quarta-feira, novembro 01, 2006

O Pelé dos técnicos?


Não gosto muito dessa comparação. Até porque Pelé atuava dentro de campo e Vanderlei Luxemburgo comanda sua orquestra fora dele. É incomparável, mas eu ficaria com o "Luxa". Nesta quarta-feira(01-11-06), o treinador pode chegar a sua vitória de número 200 em campeonatos brasileiros. Pelo Santos, considerando todas as suas passagens, já têm 55. Ao ser indagado sobre o assunto, o técnico não pestanejou e afirmou com toda a certeza de que conseguirá mais este recorde. Sem dúvida esse recorde ele conquistará com maestria, aliás como conseguiu o igualmente difícil recorde de ser o treinador com mais títulos do Brasileirão(1993, 1994, 1998, 2003 e 2004). Hoje, se Luxemburgo armar um time com 11 cones, com certeza eu apostaria nele para ganhar ou ao menos disputar o título do campeonato. Ironias à parte, não sei se "Luxa" ainda pode ser chamado de técnico, pois desse estágio ele já passou a muito tempo. Talvez por isso, alguns segmentos da imprensa esportiva mantêm a pergunta: Será Vanderlei o Pelé dos técnicos?