terça-feira, dezembro 20, 2011

O Barcelona e o ensinamento para seleção brasileira

Volto a publicar um post depois de muito tempo. Mas volto pela minha indignação em ver o jogo Barcelona x Santos na final do Mundial de Clubes 2011. Não, não esperava que o Santos ganhasse do barça, um dos melhores times do mundo hoje. Mas o chocolate levado e o modo como o jogo se conduziu, me deixaram mais convicto das minhas opiniões à respeito do futebol aplicado pela seleção brasileira atualmente. Como Tostão já vem dizendo a tempo em sua coluna na Folha de SP, as linhas da defesa, meio-de campo e ataque aqui no Brasil ainda jogam muito longe uma da outra, provocando muitos chutões no decorrer do jogo e muitas "pingadinhas" na área. Dessa forma, a final do mundial, a copasulameriacana e os amistosos da seleção brasileira não saem dessa mesmice previsível do que nossos times farão. E aqui não vai uma crítica somente a seleção do Mano, mas também a do Dunga, a do Parreira (que era melhor por conter ainda jogadores diferenciados e ser repleta de craques como Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, Rivaldo, etc. Esse é um problema de anos do futebol brasileiro, que precisa ser corrigido AGORA, para que não passemos vexame na copa de 2014.
Citada a cima, a copa sulamericana é um exemplo da dificuldade que nossos times enfrentam ao desafior oponentes da améríca do sul, como a Universidade do Chile. Vale lembrar também que a única equipe que conseguiu chegar longe nessa Libertadores 2011 foi o Santos, não por acaso o campeão. Entretanto, não foi campeão por quebrar esse paradigma do futebol brasileiro, mas sim por talentos individuais como Neymar, Arouca e Danilo. A La U apresenta um time compacto, com as linhas próximas uma das outras. Daí, Dedé (grande zagueiro do Vasco) afirmar após o jogo contra a La U que este havia sido o adversário mais difícil do Vasco em 2011. Afirmações preocupantes!
Todavia, este blog tem como missão não só criticar, mas solucionar! Logo, para aqueles que criticam o futebol brasileiro ou para os que dizem que no Brasil não há jogador atualmente e que sendo assim, não tem como formar um time bom para ser campeão em 2014, vai aí uma seleção para ser convocada já no próximo amistoso e manter até a copa 2014, pelo menos boa parte desses jogadores. Abaixo, a lista contém 25 jogadores.
O time jogaria no 4-2-1-2-1. Os dois volantes jogariam na linha de meio-campo, o meia-armador jogaria no centro logo após o círculo central do meio-campo, enquanto se teria dois jogadores mais pelas laterais - meias-armadores (não tão abertos quanto no 4-2-3-1, mas fechando pelo meio)e um atacante central.

Convocação

Goleiros:
1) Jeferson - Botafogo
2) Diego Alves - Valencia
3) Felipe - Flamengo

Laterais-direito:
1) Daniel Alves - Barcelona
2) Danilo - Santos/Porto

Zagueiros:
1) Thiago Silva - Milan
2) Dedé - Vasco
3) Alex - Chelsea
4) David Luiz - Chelsea

Laterais-esquerdo:
1) Marcelo - Real Madrid
2) Fábio - Manchester United

Volantes:
1) Hernanes - Lazio
2) Renato - Botafogo
3) Arouca - Santos
4) Anderson - Manchester United

Meias - centrais:
1)Diego - Atlético de Madrid
2)Ganso - Santos
3)Douglas - Grêmio

Meias - armadores/pontas-de-lança:
1)Kaká - Real Madrid
2)Carlos Eduardo - Rubin Kazan
3)Neymar - Santos
4)Lucas - São Paulo

Atacantes:
1)Pato - Milan
2)Leandro Damião - Internacional RS
3)Hulk - Porto

O time titular seria:
1) Jeferson
2) Daniel Alves
3) T.Silva
4) Dedé
6) Marcelo
5) Hernanes
7) Renato
10)Douglas
8) Kaká
11)Carlos Eduardo
9) Leandro Damião

PS: Para aqueles que estão questionando a convocação de Renato, pela idade, vale ressaltar que ele tem 32 anos, enquanto o Xavi do Barcelona (tão exaltado, com razão, pela imprensa mundial) tem 31 anos e é titular da seleção espanhola. Então, quando o jogador está bem, a idade não é um empecilho.
Mas para fazer essa convocação, o Mano Menezes tem que fazer o que nem seu antecessor e nem ele fizeram/faz: parar de convocar jogadores suspeitos, como Afonso Alves (atacante que logo após 2 convocações, foi vendido ao midlesbrough - e para jogar na liga inglesa, ele precisava ter convocação pela seleção brasileira), Gladstone (zagueiro convocado 1 vez e que logo depois foi vendido, e consequentemente, nunca mais foi convocado - assim como Afonso Alves), Fernandinho (bom volante, mas que não fazia grandes partidas pelo shakthar que justificassem uma barração do Ganso no amistoso contra a Alemanha deste ano. Vale lembrar que o empresário do Fernandinho é o mesmo do Mano Menezes, o Carlos Leite, e que o Mano já tinha suspeitas, desde a época do Corinthians, do uso de jogadores para favorecer seu empresário).
Todavia, lembre-se: o objetivo desse blog não é acusar ninguém sem provas, e que este blog defende o Mano Menezes na seleção - desde de que ele renove-a, independentemente de resultados e da pressão de "forças ocultas" na CBF. O objetivo desse blog é, acima de tudo, ajudar o futebol brasileiro a reconquistar o seu espaço no cenário mundial e a trazer o hexa em 2014.

sábado, abril 28, 2007

Dicas para os clubes

Neste início de temporada, consegui enxergar vários bons jogadores por todo o Brasil. Aonde tem mais jogadores em times pequenos jogando muito bem é no interior paulista. É evidente que não consegui assistir a todos os campeonatos pelo regionais pelo país mas, abaixo vai uma lista de possíveis reforços para melhorar o campeonato da primeira divisão brasileira.
Goleiro: Tiago - Portuguesa
Zagueiro: Thiago - São Caetano
Lateral - esquerdo: Júlio Cesar - Cabofriense
Primeiro - Volante: Gleydson - São Caetano; Moradei - Bragantino
Segundo - Volante: Adriano - Bragantino
Meias - atacantes: Eanes - Coritiba; Josiel - Paraná; Douglas - São Caetano
Atacantes: Índio - Vitória(BA); Dinei - Noroeste; Fábio Saci - Bahia
Técnico: Gallo - Sport (já contratado pelo Internacional-RS)
Destacaria na lista acima, o goleiro Tiago, o 2º volante Adriano - que inclusive já atuou no São Paulo, chegando no Morumbi juntamente com o atacante Rico e o meia Souza (todos vindos da Portuguesa Santista), o meia-atacante Douglas (excelente jogador) e o atacante Índio que demonstrou faro de gol apurado no campeonato baiano deste ano.

domingo, abril 22, 2007

Maradona ou Messi?

Nessa semana o argentino Messi, de apenas 19 anos, marcou um dos gols mais bonitos da história do Barcelona e, sem dúvida, o mais bonito de toda a sua curta carreira - de apenas 16 gols diga-se de passagem. Mas, esse mesmo gol foi comparado por todos os cronistas com o de Maradona na Copa de 1986 contra a Inglaterra. Não aquele de mão que o Fabrício Carvalho - atacante do Goiás - tentou imitar com a mão de Deus, mas aquele em que " el pibe d'ouro" sai do meio-campo em uma arrancada fulminante e marca o gol após driblar o goleiro. O de Messi foi praticamente igual - até mais bonito - do que o de Maradona. Mas dois fatores ainda tornam o gol deste último uma obra-prima maior que a do garoto argentino: o primeiro é pelo fato dele ter sido marcado em uma Copa do Mundo, e visto pelos acontecimentos nesta última Copa totalmente sem brilho(onde o melhor jogador foi um francês que foi duas vezes expulso, inclusive na final), isto é um feito e tanto. O segundo é que "o pibe" marcou seu gol contra os ingleses, que até hoje têm como forte de sua seleção a defesa, enquanto Messi fez o dele contra o no mínimo modesto Getafe. Embora tenha sido um gol magnífico marcado pelo menino - como diria Galvão Bueno - ainda não se deve compará-lo a Maradona.

sábado, abril 14, 2007

Time da moda?

Não gosto da expressão utilizada no título deste post. Ela enaltece uma equipe momentaneamente e consecutivamente aos elogios, após uma derrota vêm as críticas. Nessa semana muito se falou do time do Botafogo, merecidamente diga-se de passagem, e parece que ele é o "time da moda". Isso é perigoso, especialmente antes de uma final contra um razoável time da Cabofriense. Até mesmo porque pouco se falou dos defeitos da equipe no "clássico dos muitos gols" de quarta-feira. Como por exemplo a ala-esquerda botafoguense. O ala-zagueiro Luciano Almeida jogou muito bem mas, não é esse o problema. A grande questão é a cobertura naquele setor quando o jogador se lança ao ataque, o que aconteceu com frequência no último jogo. O volante Leandro Guerreiro, que deveria cobrir o setor, não aparecia por ali. E ali saíram 3 dos 4 gols do Vasco. O time da Colina chegava a estar torto no 1º tempo por aquele lado. O problema não é o Luciano avançar, é que no esquema da equipe(um 3-4-3) o time acaba ficando com 2 zagueiros ali atrás (Alex e Juninho). Joílson faz um falso lateral na escalação inicial e durante o jogo fecha pelo meio completando um losango com Túlio, Diguinho e Lúcio Flávio, já que Zé Roberto encontra-se no ataque pela direita. O time precisa abrir o olho contra a Cabofriense, que pode aproveitar a avenida pela esquerdo da defesa botafoguense com um atacante (muito rápido) ex-botafogo : Marcelinho. Sem oba-oba mas, o alvinegro e favorito apesar do erro na lateral citado neste post.

domingo, abril 08, 2007

Depois de tanto tempo...

Pouca coisa mudou. Algumas alterações importantes, outras nem tanto. A mais importante de todas foi a saída do prepotente treinador Emerson Leão do Corinthians. Pode não ter um grande treinador disponível no mercado mas, com certeza o time ficará mais tranquilo e com certeza será mais organizado tacticamente. Nos outros clubes paulistas as certezas de início de ano: Vanderlei Luxemburgo acertou no planejamento e isso pode ser recompensado com 2 títulos neste primeiro semestre; O São Paulo continua com um bom planejamento e um time ajeitado, méritos do bom trabalho de Murici Ramalho; Já Caio Júnior vai mostrando competência no Palmeiras, apesar de não possuir a estrela do Luxa. Pelo lado dos cariocas, o Vasco virou refém do gol mil. Um time que era no mínimo organizado tacticamente, apesar da falta de brilho individual dos seus jogadores, agora não têm nenhum dos predicativos citados acima. Nas Laranjeiras, as confusões de todos os anos: muitas contratações no início da temporada mas nenhuma elucida os problemas do tricolor. Às vezes até pioram, como foi o caso da contratação do fraco Fabinho e a saída do, ao menos regular, volante Marcão. No Flamengo, vejo que o único problema grave da equipe é o ataque. Roni não é mais o mesmo do Fluminense. Mesmo que fosse não adiantaria muito. E com o grandalhão Souza o problema é justamente o contrário: ele é o mesmo atacante lento e trombador dos tempos de Vasco e Goiás. No Botafogo vejo falhas, como por exemplo nas finalizações da equipe. Zé Roberto e Jorge Henrique literalmente não sabem finalizar. No mais, o time continua no nível do ano passado, com a defesa um pouco mais regular. A verdade é que depois de tanto tempo sem postar, pouca coisa mudou nos 2 principais centros do nosso futebol.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Leão x Murici


No jogo desse Domingo, deu São Paulo mais uma vez. Já são 12 jogos de invencibilidade do tricolor do Morumbi. Especificamente no jogo de Domingo, o Timão poderia ter vencido se tivesse um treinador mais competente. Emerson Leão cansou de errar e de reclamar(pra variar!) da arbitragem. E mais uma vez, sem razão. Tacticamente, o alvinegro mais uma vez foi bagunçado(olhem o post neste blog sobre o jogo contra o Guaratinguetá), chegando a jogar no segundo tempo com apenas dois zagueiros. Já o São Paulo, bem... não precisou fazer muito para ganhar e poderia ter até goleado. Nada justifica a violência de alguns jogadores do Timão contra os adversários, como contra o Leandro. Atletas de capacidade como Roger e Magrão deveriam se preocupar em jogar bola e não em chutar, literalmente, os rivais. Sobre as alas(laterais) do Corinthians não precisa nem falar. À todo momento Élton, por exemplo, aparecia pelo meio, deixando uma avenida para Reasco desfilar seu futebol equatoriano.
Como se não bastasse tudo isto, ainda tinha o "zagueiro" Marquinhos, o qual só Leão insiste em escalá-lo. Aliás, hoje o zagueiro confirmou sua saída do clube. Nada justifica a atitude da torcida, ameaçando-o fora das quatro linhas, nem as suas péssimas atuações. Em mais um clássico, o São Paulo preocupou-se com o bom futebol e venceu com justiça.

Corinthians :
(1) Marcelo
(13) Marquinhos; (18) Jaílson
(3) Betão
(4) Marinho
(8) Rosinei
(5) Marcelo Mattos
(11) Magrão
(30) William; (15) Daniel
(7) Roger
(20) Élton; (17) Arce
(26) Wilson
Técnico: Emerson Leão

São Paulo:
(1) Rogério Ceni
(3) André Dias
(5) Miranda
(15) Alex Silva
(13) Reasco
(18) Fredson
(8) Josué
(23) Lenílson
(16) Jadílson
(9) Leandro; (Rafinha)
(14) Aloísio; (11) Hugo
Técnico: Murici Ramalho

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Brasil x Portugal

Inglaterra, dia 6 de Fevereiro. Brasil perde a primeira sobre o comando de Dunga. Você deve estar se perguntando, mas não era essa seleção que estava invicta e vinha sendo elogiada pela mídia? Exatamente. Mas agora pegou uma seleção muito forte, que joga ofensivamente, com uma defesa também forte e com um baita técnico. Hoje, o time titular de Portugal não é igual ao do Brasil não. É muito melhor. Jogando com os dois pontas bem abertos(Cristiano Ronaldo e Quaresma) pode encarar qualquer seleção hoje de igual para igual. Já o Brasil que iniciou o jogo ontem não conseguirá honrar as tradições canarinhas. Aquele time têm sim bons jogadores como Hélton, Juan, Gilberto Silva, Elano, Fred e o ótimo Kaká. Alguns, na minha opinião, não deveriam ser titulares da seleção, como o goleiro do Porto. Voltando ao jogo, foi uma vergonha algumas entradas criminosas de jogadores brasileiros, como a de Edmílson em Cristiano Ronaldo e a de Diego em Quaresma. O futebol brasileiro não precisa disso. E também não precisa do Galvão Bueno na transmissão ficar jogando "zica", pois após a entrada do volante Tinga, o mesmo não parava de repetir: " Falcão, este time é muito melhor do que o que começou o jogo". Não demorou 5min para Portugal abrir o placar. Logo depois, Tinga parecia estar ajeitando o meião na cobrança de falta portuguesa e levamos o segundo gol. Outro defeito da seleção foi não ter um jogador para bater faltas, aliás faz tempo que não temos um. Elano não dá! No segundo tempo, Dunga(com uma camisa à la "Agostinho da Grande Família") lançou o lateral(!?!) Daniel Alves que mais parecia um atacante. Não foi à toa que levamos dois gols por aquele lado. O técnico canarinho deveria ter colocado um jogador para fazer a cobertura pela direita. Edmílson e Rafael Sóbis não deveriam ter começado jogando um jogo tão difícil como este. Aliás, não entendi o critério para a convocação do último, pois não é titular garantido do Bétis. Adriano com 500 quilos é melhor do que ele. O time mais organizado, o do Felipão, jogava na defesa com um 4-5-1(recuando Quaresma e C.Ronaldo) e no ataque no 4-3-3.

O Brasil jogou a maior parte do tempo no 4-3-1-2, muito parecido com o esquema usado por Carlos Ancelotti no Milan.

Depois adotou o 4-5-1 após a entrada do meia-atacante Diego.

Acho que Dunga não durará. Espero que prove-me o contrário!
Seleção brasileira:
(1) Hélton
(2) Maicon; (13) Daniel Alves
(3) Lúcio
(4) Juan; (14) Luisão
(6) Gilberto
(8) Gilberto Silva
(5) Edmílson; (17) Tinga
(7) Elano
(10) Kaká
(9) Fred; (18) Diego
(11) Rafael Sóbis; (19) Adriano
Técnico: Dunga

Seleção portuguesa:
(1) Ricardo
(13) Miguel
(4) Jorge Andrade
(16) Ricardo Carvalho
(3) Caneira; (2) Paulo Ferreira
(19) Tiago; (28) João Moutinho
(8) Petit
(20) Deco; (10) Hugo Viana
(27) Quaresma
(23) Helder Postiga; (21) Nuno Gomes
(17) Cristiano Ronaldo; (11) Simão
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Corinthians 2007

Em seu último jogo(contra o Guaratinguetá), o Corinthians não se mostrou diferente das outras partidas. Aliás o próprio ala-meia Élton definiu a táctica adotada pelo Timão. Ao ser perguntado antes do jogo quem jogaria na ala-esquerda ele respondeu de bate-pronto: "Quem cair por ali joga". Isso mostra um time que foi desorganizado tacticamente durante quase todo o tempo. Os zagueiros deste jogo foram mais lentos do que o veterano Romário em fim de carreira. Buracos apareciam a todo momento, e se isso continuar contra o São Paulo...
Aliás a defesa corinthiana tinha mais buraco que o próprio campo, que por sinal estava bem ruim. A mesma também não se antecipava aos jogadores adversários, ficando os defensores plantados na área esperando o chute do jogador rival. Assim, os donos da casa abriram o placar. Depois disso, Emerson Leão conseguiu finalmente fazer com que eles se antecipassem nas jogadas e assim, saiu o gol corinthiano. Após abrir 1x3 no placar, no segundo tempo o técnico do Timão começa a recuar tacticamente o time, deixando os contra-ataques apenas para Élton puxar(que por sinal jogou bem, assim como Magrão). Mas ao fim do jogo o Corinthians ganhou, apesar do esforço do volante Daniel para que o contrário acontecesse.
Time-base 2007 :
(1) Marcelo
(23) Gustavo
(13) Marquinhos
(4) Marinho
(8) Rosinei
(15) Daniel
(11) Magrão
(30) William
(20) Élton
(17) Arce
(26) Wilson
Técnico: Emerson Leão